Matriz de Tiradentes ganha imagem de São Francisco de Assis

A matriz de Santo Antônio, na histórica cidade de Tiradentes, ganhou uma nova imagem de São Francisco de Assis. A benção e entronização da retratação do santo ocorreu no último domingo, dia 3 de outubro, quando a Igreja celebra a memória do Trânsito de São Francisco de Assis. A bela imagem foi esculpida pelo jovem João Batista Paiva e a policromia foi feita pelo seu irmão, Francesco Paiva. Ambos são filhos do renomado escultor sacro Osni Paiva.

A celebração da Santa Missa foi  presidida pelo Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, em São João del-Rei, Frei Francisco Alexandre Viana, e marcou a elevação da imagem no nicho do altar mor, de onde será venerada.

A imagem representa São Francisco de Assis com as chagas da paixão de Cristo em seu corpo. Ele está contemplando o Crucificado, que está na sua mão direita e, na mão esquerda, tem um crânio, símbolo da penitência, que o Pobrezinho de Assis tão bem procurou viver.

Tendo sido entronizada no nicho do altar mor, agora pode-se ter, na Matriz de Santo Antônio, a espiritualidade franciscana, a qual viveu Santo Antônio: o seguimento a Cristo através do ideal de vida de São Francisco e o amor à Virgem Maria, representado na imagem da Imaculada Conceição, que se encontra no nicho oposto.

A imagem de São Sebastião, que antes estava neste mesmo nicho, agora pode ser venerada na sacristia que antecede a Capela do Santíssimo Sacramento.