Milhares de fiéis participam de festa religiosa em comunidade rural do Livramento

Foi grande a movimentação na comunidade do Livramento, localizada na zona rural entre Prados e Dores de Campos, no último final de semana. Milhares de fiéis se deslocar até o distrito para festejar Nossa Senhora do Livramento. A festa, que acontece há quase um século, mobiliza as duas Paróquias e tem um cunho social muito importante, afinal sua renda é totalmente revertida para a Santa Casa de Prados e para obras assistenciais sociais da paróquia.

A origem deste titulo dedicado a Virgem Maria remonta a cultura religiosa portuguesa e está envolta em poesia e devoção. A programação teve início na quinta-feira, 22, com tríduo preparatório e se seguiu até domingo, contando com celebrações de missas e procissão. Este ano os festejos teve como tema “Com Maria, viver nossa vocação: graça e missão”, em sintonia com o Ano Vocacional.

Na sexta-feira, 23, uma procissão motorizada pelos municípios de Prados e Dores de Campos emocionou os fiéis. Ornamentada, dentro de um veículo, a imagem passou em frente a Matriz de Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Conceição.

Para o dia maior da festa, houve a celebração de 4 missas, sendo que a santa missa festiva, marcada para as 12:30 horas, foi presidida por Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, e a última, após a procissão, foi conduzida pelo Vigário Geral e Pároco da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, Monsenhor Geraldo Magela da Silva. Além da programação religiosa, também foi grande a movimentação de barracas e comerciantes.