Minduri celebra 100 anos da primeira missa na cidade com programação especial

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Minduri, celebra nesta quinta-feira, 24, os 100 anos da primeira missa realizada na cidade. A programação conta com Hora Santa, Benção do Santíssimo Sacramento e transmissão de missa.

A história começa no dia 06 de junho de 1912 quando a Estrada de Ferro Oeste de Minas inaugurou na região uma estação que recebeu o nome de “Paiol” em referência a uma fazenda existente na localidade. Em torno da estação foram construídas residências para os funcionários da ferrovia. Católicos, em sua quase totalidade, se dirigiam aos municípios vizinhos para participar das missas e para batizados e casamentos.

No dia 24 de setembro de 1920 o vigário de São Vicente Férrer, hoje São Vicente de Minas, padre José Ferreira Leite, celebrou, a pedido dos servidores da ferrovia, a primeira missa campal do povoado do Paiol. A celebração aconteceu no pátio da estação ferroviária. Durante a homilia, o celebrante incentivou os fiéis à se mobilizarem para construírem uma capela.

A sugestão foi acatada e em 24 de março de 1928 foi abençoada a nova capela, que marcou a vida do povoado com festas movimentadas e cheias de alegria, mas tornou-se pequena para o povoado. A construção de uma capela maior foi iniciada, mas não foi concluída devido aos inúmeros defeitos na construção. Diante disto, via-se o povoado novamente sem uma capela. Por muitos anos as missas foram celebradas ao ar livre, num terreno ao lado da atual Casa Paroquial de Minduri.

Somente em 1957, quando o povoado já se elevara à categoria de município de Minduri, foi erguida a igreja do povoado que é a atual matriz do Sagrado Coração de Jesus. Sua construção deu-se sob a orientação do Padre Francisco Leopoldino Ribeiro, conhecido como padre Chico e concluída pelo padre José Vicente de Araújo.

Neste ano a cidade de Minduri foi elevada à categoria de Paróquia, integrando à Diocese de Campanha até 1960. Quando foi criada a Diocese de São João del-Rei a paróquia do Sagrado Coração de Jesus passou a pertencer à recém criada diocese.

A celebração da missa festiva será transmitida ao vivo pelas redes sociais da paróquia.

Colaboração: Aparecida Faraco / Pascom