Missa marca celebração dos 207 anos do batismo de Nhá Chica

No último domingo, 23, a comunidade paroquial de Santo Antônio do Rio das Mortes, da Paróquia São José Operário, celebrou o aniversário dos 207 anos de batismo da beata Francisca Paula de Jesus, Nhá Chica. Segundo os levantamentos históricos aos 26 dias do mês de abril de 1810, a beata foi batizada na antiga capela de Santo Antônio.

Em preparação para a data, os devotos e fiéis participaram do tríduo, que teve início no dia 20, quinta-feira. Com ápice no domingo, a programação reuniu centenas de fiéis e devotos nas ruínas do antigo templo, onde hoje está sendo construído a capela dedicada a beata. A celebração foi presidida pelo bispo emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo, e concelebrada pelo pároco, padre Vinícius Idefonso Campos.

Dom Waldemar falou sobre a importância do batismo, sacramento este que Nhá Chica soube viver na sua radicalidade. Também falou sobre o exemplo que a beata deixa para todos nós, a humildade e a confiança na misericórdia de Deus. O bispo atribui ter alcançado a cura da sua enfermidade a beata.

Nhá Chica, em toda a sua vida, se dedicou a oração, a ajuda aos pobres e a construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, em Baependi, onde viveu grande parte da sua vida. Tinha tanta devoção a Virgem Maria que tamanha intimidava saudava a mãe de Jesus carinhosamente de minha Sinhá.

Texto e fotos: Pascom São José