Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

Jo 1,1-18

NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA, E A PALAVRA ESTAVA COM DEUS; E A PALAVRA ERA DEUS.

 

Celebramos o Natal. Acontecimento histórico e mistério de amor que, há mais de dois mil anos, interpela os homens e as mulheres de cada época e lugar. É o dia santo em que brilha a “grande luz” de Cristo portadora de paz!

Na missa do dia 25 de dezembro lemos o chamado Prólogo do Evangelho de S. João. Essa perícope é um hino cristológico  que fundamenta a nossa fé em Cristo Palavra viva de Deus, a sua origem eterna, a sua procedência divina, a sua influência no mundo e na história, possibilitando aos homens que O acolhem e escutam tornar-se filhos de Deus.

Naquela noite, 2022 anos atrás, Jesus nasceu e foi acolhido por mãos carinhosas. E agora, neste Natal continua a ressoar o feliz anúncio do seu nascimento redentor Perguntamos: quem está preparado para lhe abrir a porta do coração? É importante recordar a todos que Cristo vem trazer a luz também a nós, vem dar-nos a paz também a nós! Por isso vamos abrir, ou melhor, escancarar as portas dos nossos corações para receber o menino Jesus e acolher sua proposta de salvação.

Uma outra temática abordada no evangelho é o fato de Cristo ser luz que ilumina todo ser humano. A luz de Cristo, que vem iluminar cada ser humano, possa brilhar, e sirva de consolação especialmente para os que vivem nas trevas da miséria, da injustiça, da guerra, dos problemas existenciais e pessoais.