Nazareno abre Ano do Laicato com Assembléia Paroquial

Com o objetivo de celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas, a Igreja no Brasil abriu oficialmente, na Solenidade de Cristo Rei do Universo, o Ano Nacional do Laicato. Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno, a abertura se deu por meio de uma Assembléia Paroquial, que reuniu 176 leigos, dos mais diversos ministérios, movimentos e pastorais.

A Assembleia teve inicio às 15h, no salão da Igreja do Rosário. Padre Rondineli Cristino, pároco da paróquia, conduziu as orações iniciais e o momento introdutório, associando o lema “Sal da terra e Luz do Mundo” retirado do Evangelho de São Mateus 5,13-14.

O momento foi de convite para renovar o chamado Batismal e de recordar de paroquianos que deixaram suas marcas na vida da comunidade. “O tom da vida paroquial não seria vivo sem a participação dos leigos e leigas com a diversidade de seus dons e carismas”, afirma. Foi apresentada ainda a base documental para as reflexões a longo do ano com enfase no Documento 105, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, da CNBB e no Diretório da Vida Sacramental da Diocese.

Quem também esteve presente no evento foi o Presidente da Cáritas Diocesana, Fábio da Silva. Na ocasião, ele apresentou o trabalho da Cáritas explicando sua importância enquanto organismo de ação social da Igreja. O palestrante também falou sobre o papel do Católico dentro da Igreja e de sua missão na sociedade, pois a Igreja, partindo do Concilio Vaticano II, é chamada a estar inserida no mundo em suas diversas realidades.
Para melhor assimilação das explanações foi realizado trabalhos em grupos com apresentação em plenário.

O evento teve seu termino com confraternização e celebração da Santa Missa.

Matéria – Carmen Nogueira / Pascom
Fotos – Padre Rondineli, Karine Santos / Pascom