Novidades marcam nova edição do livro “Encontros de Preparação para o Matrimônio”, de Karina e André Parreira

A família é a base da sociedade, o “santuário da vida”, como a denominou o Papa João Paulo II. Mas para que ela exista e o casamento seja assumido de fato é necessária uma preparação séria e profunda para o Matrimônio Pensando nisso o casal Karina e André Parreira lançaram, em outubro de 2015, o livro “Encontros de Preparação para o Matrimônio”. O trabalho é fruto de mais de 15 anos de atuação na preparação de noivos e da vida familiar do casal.

Com linguagem e estrutura acessíveis a todos, os estudos, reflexões e atividades são bem elaborados e práticos, tendo em vista o acolhimento dos noivos num clima de diálogo, amizade, oração, com a participação de pastores e de catequistas e seguindo as indicações da CNBB.

livroO livro, que dinamiza a realização dos encontros em pequenos grupos, caiu do gosto do povo, fazendo com que saísse uma nova “remessa” do material. “Este não é um novo livro, mas uma nova edição. É meu quarto livro, mas o primeiro escrito com a colaboração de minha esposa Karina. Elé é feito para os encontros por acolhimento, uma perspectiva que não se limita a dar palestras aos noivos, mas sim constituir grupos de orientação e partilha, onde se forma um a comunidade que se encontra semanalmente por aproximadamente 3 meses. A Igreja pede a formação dos noivos por este caminho já faz, no mínimo, 20 anos. Esta nova edição já inclui trechos da recente exortação Amoris Laetitia”, explica o autor, André Parreira.

Além dos trechos acrescentados, a nova edição traz uma outra novidade, segundo Parreira. “Este livro foi prontamente acolhido e publicado pela editora Paulinas em sua primeira edição. Contudo, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, uma comissão da CNBB, entendeu que se trata de um material adequado para ser publicado com o selo CNPF-CNBB e fazer parte do material oficial de formação da Pastoral Familiar no Brasil”, explica.

Divulgação no país

Com seus livros, André intensificou sua atenção para o trabalho pastoral relacionado à família, o que ocasionou em viagens e palestras por vários cantos do país. “Nosso trabalho na busca de formação das famílias na fidelidade à Igreja se intensificou nos últimos anos. Já fazem três anos que viajo pelo Brasil (quando não é muito distante a Karina vai comigo, às vezes os filhos também nos acompanham) a convite de Dioceses ou Regionais da CNBB, como também de outros movimentos, para colaborar em formações e retiros”, explica.

Mas para Parreira, a sua família vem em primeiro lugar, por isso, há “regrinhas” na hora da marcação da agenda. “somente aceito sair da diocese em missão durante um fim de semana por mês, pois os outros são da minha família, de atividades diocesanas e mais rápidas”.

E o trabalho não para

Recentemente André participou da Assembleia da Comissão Nacional da Pastoral Familiar na CNBB, onde a comissão, através do bispo presidente Dom João Bosco Barbosa de Souza e o padre assessor nacional Monsenhor Moacir Arantes convocou o casal para uma nova missão. “Três casais do Brasil foram nomeados para assumir a assessoria pedagógica do INAPAF – Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar. IMG_20150823_113429_edit-2Este será um trabalho de revisão e redação dos subsídios de formação que levam o selo CNPF-CNBB. E para dar suporte na formação dos regionais e dioceses, cada casal foi nomeado para um setor e assim, Karina e eu assumimos a Assessoria Nacional de Formação do Setor Pré-Matrimonial”.

Sobre o novo desafio, Parreira não hesita: “Um trabalho exigente e muito além de nossas capacidades, mas o que nos faz, cada vez mais, ter certeza que a obra é de Deus e é Ele quem a sustenta, apenas dissemos sim e apresentamos nosso coração e nossas mãos”.