Novo livro de André Parreira aborda método de preparação para vida matrimônial

A Preparação Próxima por Acolhimento dos Noivos já é realidade na diocese de São João del-Rei, mas ainda é novidade para muitas outras. Quando se planeja sua criação ou reestruturação, as equipes paroquiais deparam-se com diversas perguntas, como as recomendações da Igreja sobre a preparação para o Matrimônio, as etapas, o significa o catecumenato recomendado pelo Papa Francisco e tantos outros. Estas e muitas outras dúvidas são esclarecidas pelo escritor são-joanense André Parreira, em seu novo livro, recém chegado as bancas.

Com a parceria e o selo da Seção brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e Família, o autor apresenta de forma didática e a partir da análise dos documentos da Igreja sobre a preparação para o Matrimônio, bem como de sua própria experiência como agente e formador na Pastoral Familiar. Com ênfase na Pastoral Familiar missionária, “em saída”, conforme deseja o Papa Francisco.

Na introdução, Parreira, que também é um dos autores do subsídio da Pastoral Familiar Nacional para ser utilizado no acolhimento dos casais, conta a motivação que o levou a escrever mais este livro: “Há vários anos venho estudando e falando sobre o tema. Foram centenas de palestras e cursos de formação, dentro e fora do Brasil, bem como de momentos de discussão e apoio a diversas paróquias, dioceses e regionais da CNBB na jornada de renovação da estrutura que é, sem dúvida, uma das mais importantes na esfera da Pastoral Familiar, a Preparação para o Matrimônio. Ao final das palestras ou cursos, é comum que os participantes solicitem os slides utilizados ou algum esquema ou resumo. Como tal objetivo apresento este livro, uma síntese das palestras e cursos sobre as orientações gerais da Igreja para a Preparação Próxima para o Matrimônio”, explica.

O livro tem a apresentação de Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis e membro das comissões Regional(CNBB Sul4) e Nacional da Pastoral Familiar.