A Dedicação da Basílica de São João de Latrão é celebrada anualmente no dia 09 de novembro porque ela é a catedral do Papa, como Bispo de Roma, e a “Mãe e Cabeça de todas as Igrejas”. O Papa Leão XIV preside uma missa para celebrar este evento, que é significativo para a unidade da Igreja Católica. A celebração vai ter início às 9h30. A liturgia será conduzida pelo Coro Diocesano de Roma e pelo Coro da Capela Sistina.
Consagrada em 9 de novembro de 324 pelo Papa Silvestre I, após sua construção e financiamento da obra pelo Imperador Constantino, a Basílica de Latrão foi a primeira igreja onde os cristãos puderam celebrar suas liturgias livremente e publicamente. Inicialmente, foi dedicada ao Santíssimo Salvador; mais tarde, o Papa Sérgio III, no século IX, acrescentou a dedicação a São João Batista; por fim, o Papa Lúcio II, no século XII, incluiu também São João Evangelista.
Seu nome completo é, de fato, Arquibasílica Papal do Santíssimo Salvador e dos Santos João Batista e Evangelista de Latrão. Também ostenta o título Omnium Urbis et Orbis Ecclesiarum Mater et Caput, ou “Mãe e Cabeça de todas as Igrejas da Cidade e do Mundo”.
A Basílica de Latrão é a catedral da Diocese de Roma e a sé episcopal oficial do Bispo de Roma, o Papa.





