Oração, estudo e visitas marcam missão de seminaristas em Santa Cruz de Minas

Atendendo o apelo de Jesus de ir sem medo e evangelizar, reforçado pelo pedido do Papa Francisco de que a Igreja esteja em saída para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus, seminaristas do Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, deram início no última sábado, 03, a missão anual. O evento na paróquia São Sebastião, em Santa Cruz de Minas e prossegue até sexta-feira, 09.

Missas, orações, trabalhos pastorais, estudos e visitas às casas fazem parte da programação. A intenção, segundo o reitor do seminário de formação, em Juiz de Fora, padre Álisson Sacramento, é engajar os jovens vocacionados nos trabalhos pastorais da igreja. “Diante do apelo que nós temos, percebemos a importância dos seminaristas estarem engajados no trabalho missionário, sobretudo, no contato com o povo, vendo a necessidade e aflições da população”, explica.

Realizado pela terceira vez na diocese, a atividade já faz parte do calendário anual e cria expectativas por parte dos formadores. “A proposta inicial é que seja feito no território diocesano, mas pensamos em um trabalho externo, mas, ainda, nada concretizado”, declara Sacramento.

Renan Vasconcelos vê a atividade como um ponto alto em sua caminhada vocacional. Terminando o propedêutico, o jovem vê o crescimento da missão em sua vida, antes de ingressar os estudos de filosofia, em Juiz de Fora. “A missão é um momento favorável para que possamos ir ao encontro do povo. Conhecemos de perto a realidade das nossas comunidades, as dificuldades e avanços pastorais, fazendo com que tenhamos um olhar ainda mais misericordioso para com nossos irmãos. Crescemos no âmbito humano e pastoral e ficamos muito felizes ao vermos como o povo de Deus é bom”.

Se para o “iniciante” é novidade, para “veteranos” é um prazer imenso. Thairo Guimarães que o diga. O seminarista que caminha para o terceiro ano de Teologia não hesita em falar das expectativas diante do trabalho tão aguardado. “Missão é sempre um exercício que nos edifica e revigora a comandos de que adere a esse projeto. Nós Seminaristas sempre aguardamos com muita vontade as missões. Esperamos que tudo dê certo, e que possamos corresponder às expectativas também desta comunidade paroquial”, destaca .

A ação termina na sexta-feira, 09, e contará com missa presidida pelo bispo, Dom Célio de Oliveira Goulart. Durante a celebração haverá concessão de ministérios de leitores e acólitos para os seminaristas da Teologia. A celebração está prevista para as 18h20, com procissão e missa na Matriz.

Fotografias: Pastoral da Comunicação Santa Cruz de minas