A ordem é o sacramento de graças, ao qual, a missão confiada por Cristo aos Seus apóstolos continua a ser exercida na Igreja até o fim dos tempos. Nela, quem é ordenado recebe o dom do Espírito Santo, concedido por Cristo pelo bispo e que lhe dá autoridade sagrada. Nele, o sacerdote continua sobre a terra a obra redentora de Cristo. Antônio Maria Resende Pereira, lavrense, entendeu este chamado vindo de Cristo, se preparou por anos no seminário, e foi ordenado sacerdote na última sexta-feira, 15, na Matriz de Sant’Ana, em Lavras.
Diversos Padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus e da região, além de seminaristas, noviços e religiosos participaram da celebração de ordenação, que foi presidida por Dom Carmo João Rhoden, SCJ, Bispo de Taubaté. Em sua homilia, falou sobre a importância de viver a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, de viver a generosidade do “Eis me aqui” e também sobre a importância de ser um testemunho dos valores cristãos nos tempos de hoje. Olhando diretamente a Antônio Maria, Dom Carmo dirigiu palavras de apoio e de esperança, ressaltando ainda que “aquele que ama e não sabe servir, não sabe amar”.
O Rito de Ordenação ocorreu dentro do contexto da Santa Missa. Depois de ter sido chamado para a frente e apresentado à assembleia, Antônio Maria foi questionado. Prometeu desempenhar as funções do sacerdócio, respeitando e obedecendo aos seus superiores religiosos. Em seguida, prostrou-se diante do altar, enquanto os fiéis reunidos se ajoelharam e rezaram, cantando a Ladainha de Todos os Santos. A parte essencial do rito é quando o bispo impõe as mãos em silêncio sobre o candidato (seguido por todos os sacerdotes presentes), invocando o poder do Espírito Santo sobre aquele que está sendo ordenado.
Após a oração, foi investido com uma estola e uma casula, pertencentes ao Sacerdócio Ministerial, em seguida, o bispo unge as mãos com crisma antes de apresentá-lo com o cálice sagrado e a patena que ele vai usar quando presidir à Eucaristia. Depois disso, os dons do pão e do vinho são apresentados pelo povo e dado ao novo padre, que visivelmente emocionado, acolheu com carinho e zelo.
Após a celebração, o Neo Sacerdote Antônio Maria apresentou seus agradecimentos aos que estiveram presentes na sua caminhada até a ordenação. Logo após a Santa Missa, um jantar de confraternização foi oferecido aos convidados.
Primeira Missa




Fonte: paroquiasantanadelavras.com.br


















