Padre e agentes da Pastoral Familiar participam de Formação em Belo Horizonte

A Pastoral Familiar do Regional Leste 2 (Arquidioceses e dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, promoveu durante os dias 15 a 17 de março na cidade de Belo Horizonte, um importante encontro de formação com o tema “Em família defendemos a vida”. O evento reuniu coordenadores, agentes da Pastoral Familiar e assessores eclesiástico. Padre Cristiano Assis e agentes da pastoral representaram a Diocese de São João del-Rei.

Inciado com a celebração da Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, presidida pelo Dom Edson Oriolo, bispo referencial da Pastoral Familiar, do Leste 2. As atividades se concentraram nas dependências da PUC Minas, unidade São Gabriel. O objetivo do encontro era animar cada vez mais a convivência e a comunicação entre as coordenações da Pastoral Familiar das (arqui) dioceses, através de um espaço de reflexão do significado e da dimensão do trabalho de evangelização das famílias em cada paróquia.

Durante a formação, foi refletido temas pertinentes em relação à família contemporânea e contou com a participação dos conferencistas: Professora Doutora Nadja Cristine Lappan Botti da UFSJ; Professor Doutor Alexandre Ernesto Silva da UFSJ e Padre Filipe Gouvêa, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dentre os assuntos, foram trabalhados a questão do desafio da família frente ao comportamento suicida e de auto-mutilação; o cuidado centrado na pessoa e a Defesa da Vida: olhares teológicos e políticas públicas para promoção das famílias.

Dom Edson Oriolo também trabalhou sobre “Problematização do Cuidar de Sí – ‘Vampiros Emocionais’”, levando bons indicadores e esclarecimentos, para melhor lidar com as pessoas na convivência pastoral.

Por fim, o casal coordenador da Pastoral Familiar, Sônia Gonçalves e Sílvio Gonçalves (Binho), fizeram os comunicados sobre as atividades da Pastoral Familiar que será realizada durante o ano de 2019 e informou o local do próximo Congresso da Pastoral Familiar, que acontecerá na cidade de Paracatu/MG nos dias 13 a 15 de novembro de 2020.

O encontro encerrou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, concelebrada pelo Dom Edson Oriolo e os padres assessores eclesiástico da Pastoral Familiar.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).