Padre e casal da Pastoral Familiar participam de Assembleia no Espirito Santo

Estabelecer metas e avaliar resultados. Estes foram os objetivos da Assembleia Anual da Pastoral Familiar, Regional Leste 2, que aconteceu no Estado do Espírito Santo (Serra) entre os dias 20, 21 e 22 de outubro. No total, o evento contou com 18 padres Assessores Diocesano da Pastoral Familiar, o bispo referencial da Pastoral Familiar do Leste II Dom Edson José Oriolo dos Santos e mais de 90 casais da Pastoral Familiar. A Diocese de São joão del-Rei esteve representada pelo Padre Cristiano Assis, da Paróquia Sant’Ana, de Lavras, e do casal Cristina Sâmia e Gilney Carvalho, coordenadores da Pastoral Familiar.

Na sexta-feira, Bispo Dom Rubens Sevilha, bispo auxiliar de Vitória – ES, presidiu a Missa de abertura, destacando importância do trabalho da Pastoral Familiar na Sociedade atual e motivando os membros a colocar em prática aos ensinamentos da Igreja, a partir da Palavra e dos documentos da Igreja, como o Papa Francisco tem nos pedido através do documento Amoris Laettia. “Eis o nosso trabalho Família Evangelização Família. Avancemos na nossa missão”, destacou o bispo. Após a celebração, aconteceram momentos artísticos, seguidos de um jantar de confraternização.

No sábado, as atividades foram iniciadas com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Edson José Oriolo dos Santos. A manhã seguiu com um breve café e a ministração da palestra “A Pastoral Familiar na Contemporaneidade”. Logo após, foram realizadas reuniões das Províncias Eclesiásticas para a avaliação da Caminhada da Pastoral Familiar e a definição da programação e cronograma das atividades para 2018. Aproveitando o ensejo, também foram realizadas eleições de interesse da pastoral, como anovo Casal Coordenador das Províncias Diocesana e a definição do Pe. Wesley Clay Alves Rodrigues, padre da Diocese da Campanha como novo Coordenador da Pastoral Familiar CNBB Leste II.

As atividades do sábado continuaram após o almoço, onde aconteceu Plenário das Avaliações das Províncias, com o intuito de discutir tudo aquilo que era de interesse da Pastoral. O casal Beto e Valéria, casal coordenador da Pastoral Familiar da CNBB LESTE II apresentaram, de ampla forma, a caminhada da Pastoral Familiar no Regional Leste II, bem como objetivos, projetos e uma breve avaliação as atividades realizadas pela Pastoral. Também foram apresentados, os trabalhos do INAPAF, (Formação de agentes para a Pastoral Familiar) feito pelo casal responsável Cláudio e Maria do Rosário e um balanço administrativo e financeiro da coordenação que está terminando o mandato. O dia do sábado, encerrou os trabalhos técnicos da Assembleia, terminando com apresentação cênica e dança típica cultural do Estado do Espírito Santo.

No domingo, após longos trabalhos, aconteceu o encerramento com a celebração da Santa Missa, na Catedral da Arquidiocese de Vitória.

Fonte: paroquiasantanadelavras.com.br