Padres participam do 18º Encontro Nacional de Presbíteros, em Aparecida/SP

Começou ontem, dia 09, e segue até sábado, dia 14, o 18º Encontro Nacional de Presbíteros. O evento organizado pela Comissão Nacional de Presbíteros, a CNP, reúne sacerdotes de várias regiões do Brasil. Da Diocese de São João del-Rei participam os padre Vinícius Idelfonso Campos, Jorge Wilson Carvalho Fonseca e Clayton Nogueira.

O encontro acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida/SP e tem como tema central, neste ano, “Presbítero, Comunhão e Missão” e o lema “Vóis sois todos irmãos” (Mt 23,8). A proposta é que seja um momento de partilha e de vivência de fé.

“O Encontro Nacional é uma oportunidade de refletir, partilhar e conviver com os irmãos presbitérios. Acima de tudo uma oportunidade para o crescimento espiritual como família presbiteral, atualizando e se comprometendo com a caminhada da Igreja. Representar os presbíteros é uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo uma honra. Que o encontro gere cada vez mais uma família presbiteral unida em torno do Cristo Bom Pastor. Sejamos presbíteros que testemunhem o coração de Jesus para os leigos”, pontuou o representante diocesano dos presbíteros, Padre Vinícius Campos.

Cerca de 500 padres participam da reunião, vindos de 19 regionais, representando as dioceses e arquidioceses do Brasil. “É um momento muito especial para os presbíteros do Brasil, uma expressão de unidade. Um encontro marcado por partilhas de experiências que enriquecem nossa vida ministerial. Todos os sacerdotes são envolvidos por uma bonita fraternidade que nos leva a partilhar as angústias e as esperanças, fortalecendo assim nossa missão de pastor. O objetivo é fomentar a unidade presbiteral e fazer com que as experiências aqui vividas sejam refletidas em nosso presbitério diocesano”, destacou Padre Jorge Wilson Carvalho Fonseca.

Ao final do evento, nos dias 13 e 14 de maio, o Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro, representante diplomático da Santa Sé, irá comunicar a mensagem do Papa Francisco, sobre o que ele espera dos presbíteros no Brasil.

O encontro tem a assessoria do secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella, e conta com momentos de celebração eucarística; partilha dos organismos e pastorais (CNISB, CRB, PV/SAV), entre outros debates. Na programação consta, ainda, a eleição da nova presidência da CNP, que terá o mandato de quatro anos.