Paraliturgia do Encontro é realizada de portas fechadas e transmitida via internet

O calendário litúrgico indica que ainda está no período quaresmal, mas, em São João del-Rei, o clima de Semana Santa chega sempre com semanas de antecedência. É a Comemoração dos Passos, uma das mais autênticas e legítimas tradições da histórica cidade do Campo das Vertentes. Preservada há mais de dois séculos, a festa paralitúrgica recorda o tocante encontro de Jesus e Maria durante a Via Crucis.

Mesmo em período de pandemia, cuja a recomendação é se fique em casa, a cerimônia foi adaptada e atraiu os olhares dos fieis, dessa vez, através das telas digitais. A cerimônia foi realizada no interior da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar de portas fechadas, reunindo apenas alguns padres e auxiliares da liturgia. Após a transmissão da Santa Missa, o Subsecretário Adjunto Geral da CNBB, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, conduziu o tocante sermão.

“Nesse tempo difícil de tribulação em que somos exigidos a ter disciplina e ter a confiança em Deus, que não percamos a esperança diante da tribulação e dificuldade. Hoje milhares de pessoas estariam no Largo das Mercês para a tocante Paraliturgia do Encontro de Jesus e Maria, para escultar o sermão do encontro. Ainda que de um modo simples, estamos aqui para testemunhar a nossa fé (…). A Igreja não se furta da responsabilidade de promover e defender a vida, assim como retrata a Campanha da Fraternidade. Não deixemos nos abater. Que não percamos a nossa fé”, destacou o sacerdote.

A transmissão contou com mais de 11 mil visualizações. Pelas redes sociais, muitos fizeram pedidos e oração e interagiram a celebração. “Vamos rezar para que o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores venham acabar com este coronavírus. Senhor toma conta e Maria passa na frente de todos nós. Que tenhamos os devidos cuidados, ficando em casa por nós e por todos”, ressaltou dona Terezinha de Souza.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).