Pároco de Sant’Ana recebe título de Cidadão Honorário de Lavras

Durante as celebrações do Aniversário de 184 de instalação da Câmara Municipal de Lavras, várias personalidades foram homenageadas pelo seu trabalho e dedicação na cidade. A homenagem foi concedida do último dia 2 de julho e lembrou-se daqueles que de alguma forma contribuem e trabalham para o bem comum da população, dedicando seu tempo a aqueles que mais precisam. Religiosos da cidade de Lavras foram mencionados durante a cerimônia.

Padr13524436_984147611698458_1053769625008081734_ne Antônio Marcos Damázio, que trabalha na Fazenda Senhor Jesus (Fazendinha do Padre Israel e Paróquia Sant’Ana) e Padre Odair José de Carvalho, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Lavras foram homenageados pelo trabalho e dedicação para a cidade de Lavras.

Dentre as homenagens da noite o pároco da Paróquia de Sant’Ana, Padre Cristiano Francisco de Assis, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Lavras. Em sua página no Facebook, o sacerdote falou sobre esta homenagem: “Pessoas são homenageadas por
sua vida. A qualidade de vida nos municípios, estados e país dependem, dentre outros fatores, da atuação individual e coletiva de pessoas; profissionais que durante sua existência tem contribuído de forma efetiva para a melhoria das condições de vida do conjunto da população. A Câmara Municipal de Lavras, reconhecendo a importância destas pessoas e de sua atuação na sociedade em nosso município, contribuindo para o bem estar coletivo”.

TítuloCristiano Francisco de Assis, nasceu no dia 29 de março de 1976, em Formiga-MG. É o terceiro filho do casal Diocésio Francisco de Assis e Conceição Maria de Assis, e seus irmão são: Dilcélio Francisco de Assis, Célio Francisco de Assis e Adriano Francisco de Assis. Sua caminhada religiosa inicia com o seu batismo no dia 24 de Abril de 1976, na Paróquia Matriz São Vicente Férrer, em Formiga-MG. Depois de frequentar a catequese paroquial em 1984, recebeu a Primeira Comunhão (Eucaristia) na Comunidade Nossa Senhora do Rosário. Recebeu o Sacramento da Crisma, pelas mãos do saudoso Dom Eurico dos Santos Veloso Bispo da Diocese de Luz.

A sua vida vocacional e seminarística na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus começou no ano de 1993, com o acompanhamento vocacional na Paróquia São Vicente Férrer e no ano seguinte ingressou no Seminário Dehonista de Lavras-MG onde cursou o 2° e 3° ano do Ensino Médio, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Os estudos teológicos foram realizados na Faculdade Dehoniana, em Taubaté-SP, de 2003 a 2006 e neste mesmo 13335533_273052689715363_4709648596041816370_nperíodo exerceu a função de coordenador do departamento de Sistema e Comunicações da Faculdade Dehoniana. Professou os votos perpétuos de castidade, pobreza e obediência no dia 18 de Fevereiro de 2006, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté-SP. Foi ordenado Diácono no dia 19 de Fevereiro de 2006, pela imposição das mãos de Dom Carmo João Rhoden, scj, bispo da diocese de Taubaté-SP, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Em 16 de Dezembro foi ordenado PRESBÍTERO da IGREJA (Sacerdote) pelas mãos de Dom Antônio Wagner da Silva, scj – bispo da Diocese de Guarapuava-PR. Com o lema escolhido por ele que inspira e motiva a sua vida e seu ministério: “Tudo posso Naquele que me Fortalece” (Filipenses 4, 13). Em 2015 foi transferido para trabalhar na vinha do Senhor na Cidade de Lavras-MG, na Paróquia Sant’Ana. E no dia 08 de fevereiro de 2015 recebeu das mãos de Dom Célio Oliveira Goulart, a posse como Pároco da Paróquia Sant’Ana de Lavras, na Diocese de São João Del Rei.

Reportagem de Cláudio Elias Tadeu / Pascom