Oitenta anos é muita coisa, muita história para contar, muitas vidas partilhadas e muitos motivos para se comemorar. Foi isso o que a Paróquia São João Bosco, em São João del-Rei, fez no último domingo: festejar!
A presença animadora e alegre de pessoas das várias comunidades que compõem a paróquia deram um toque especial a este momento. A Banda Meninos e Meninas de Dom Bosco se fez presente de forma solene. Pode-se contar também com a presença de visitantes que engrossaram o número dos que louvavam e agradeciam a Deus por este 80 anos da caminhada paroquial.
Fundada em 1936, por decreto do então bispo de Mariana, o salesiano Dom Helvécio Gomes de Oliveira. A paróquia surgiu na cidade sem uma sede definitiva. Funcionava na Capela do Albergue Santo Antônio. Hoje, após todo esse tempo, a paróquia se torna cada vez mais presente na vida dos são-joanenses. Sem dúvida, tamanha história merece comemoração.
Quem passa pela famosa Avenida Leite de Castro se deslumbra com a igreja, de estilo moderno e alegre, bem no topo do alto morro. Ali, se encontra fé, devoção de um povo e uma construção de comunidade.
Hoje, a paróquia reúne 12 comunidades, sendo sete urbanas e cinco rurais, Capelanias, Movimento Comunitário Dom Bosco, Oratório Festivo, Centro de Cooperadores, Damas Salesianas e se organiza em 36 setores, cada um coordenado por um ou mais zeladores. Além disso, muitos movimentos, grupos e pastorais trabalham voluntariamente em prol do crescimento paroquial.