Com o intuito de retratar a devoção ao cristo crucificado na cidade de Lagoa Dourada, a Paróquia Santo Antônio abriu as portas, neste domingo, 24, para a exposição “Por Suas Chagas Fomos Curados – O Bom Jesus em Lagoa Dourada”. O acervo conta com peças da Paróquia de Santo Antônio, da Venerável Confraria do Senhor dos Passos e de particulares, e retrata a agonia e morte de Jesus em sua dolorosa paixão.
A exposição é uma iniciativa da Venerável Confraria do Senhor Bom Jesus dos Passos, em colaboração com a Paróquia Santo Antônio, e acontece no interior da igreja do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, reaberta no final de 2023, após um processo de reforma e restauração.
A antiga capela do Senhor do Bom Jesus foi destruída, em 1905, por vandalismo. A nova igreja, mal construída começou a ruir e novamente foi fechada. Só em 30 de maio de 1911 foi iniciada uma nova construção, feita também pelo empreiteiro Augusto Buzatti. Acompanhando a subida para a Igreja do Senhor Bom Jesus, estão painéis com os passos da Via Sacra aplicados em graciosas muretas construídas de tijolinhos. O espaço foi restaurado e revitalizado no início de março.
A exposição vai ficar aberta até o fim da semana santa. A entrada é gratuita.