Paróquia de Nazareno inicia projeto em combate ao suicídio

Diante da triste realidade que assola a cidade de Nazareno, onde é grande o índice de quadros depressivos que culminam na tentativa de auto extermínio, a Paroquia de Nossa Senhora de Nazaré inaugura nessa oportunidade, para atender às pessoas em suas necessidades de falar, de ouvir, de sentir-se acolhido, o Grupo Reanima, que integra as vertentes clínicas e espirituais, contando com o apoio e presença do pároco, Padre Rondineli Cristino e de profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria e psicanálise.

Para participar, basta enquadrar no público alvo do projeto. Pessoas com quadro depressivo que acarretou tentativa de auto mutilação e/ou auto extermínio, posteriormente, procurar a secretaria paroquial no horário de expediente para agendar atendimento com o pároco. A participação no grupo é gratuita e sigilosa, respeitando a particularidade de cada um que procurar ajudar.

Segundo o pároco, padre Rondineli Cristino, a paróquia “busca fechar essa chaga aberta no coração da comunidade. Trabalhando em sintonia com a Lei nº 13.819, de 26 de abril de 2019 e o Centro de Valorização da Vida. Vamos juntos, lutar por essa causa. compartilhe, espalhe essa ideia para que todos conheçam e essa ação chegue aos necessitados”, destaca.

O nome do grupo tem o sentido próprio do verbo que é restituir o vigor, as forças, reanimar a pessoa desfalecida. O cartaz com o símbolo da fênix recorda a ave da mitologia grega que parecia arder em brasa, mas era capaz de renascer de suas próprias cinzas, além de possuir uma grande força para carregar durante o voo pesados fardos, e as cores azul e vermelho, remetendo às ciências humanas na cor vermelha e o azul das forças divinas, o nosso Deus que age verdadeiramente reanimando as pessoas, como canta a sequência de pentecostes, a chama que crepita o íntimo de nós, lava o sujo, dobra o dura e cura o doente.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).