Paróquia de Resende Costa inicia visita da imagem da padroeira nas comunidades

Ainda faltam 87 dias para iniciar o mês de setembro, mas a Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, padroeira do município de Resende Costa, já iniciou os preparativos da festa. A expectativa é que nestes 3 meses a iamgem de Nossa Senhora possa visitar todas as regiões do território paroquial.

As visitas tiveram início no último domingo, dia 04, e devem se estender até o dia 20 de agosto, quando dão início ao novenário preparatório. Segundo a tradição, a devoção ao título de Nossa Senhora da Penha de França surgiu por volta de 1434, quando o peregrino francês Simão Vela sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de escarpada montanha, em razão de uma guerra entre cristãos e muçulmanos, na qual os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas. Na visão, a imagem aparecida cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la.

Simão Vela, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra. Escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.