Na manhã do último sábado, 23, ocorreu a cerimônia do lava-pés e a Via Sacra da catequese da Paróquia Santo Antônio, em Tiradentes. A celebração foi marcada por muita emoção e oração.
As atividades tiveram início no Museu da Liturgia, onde aconteceu o lava-pés. O seminarista Juliano Henrique conduziu o momento inicial, escolhendo aleatoriamente crianças que representariam Jesus e seus apóstolos. A cerimônia levou as crianças a uma belíssima apresentação, onde o pequeno Gustavo Giarola, representando Jesus, lavou os pés dos apóstolos, representado pelas demais crianças, além de lavar, ainda, os pés da catequista Rosi e de sua mãe, Flávia Alessandra. Segundo o seminarista Juliano, essa ação propõe uma linda representatividade onde a família precisa estar completamente inserida na vida da catequese.
Pelas redes sociais, Margarida Maria Vale manifestou sua alegria por ver o incentivo de trabalhar com crianças e adolescentes. “Vocês estão de parabéns. Temos que dar lugar as nossas crianças fazer com que elas participem das celebrações na igreja, até porque elas vão conhecer a Trindade Santa do jeito que tem que ser. Parabéns Juliano e todas as catequistas”.
O mesmo fez Neide Mendes que aproveitou a publicação para parabenizar a iniciativa. “Muito lindo. As crianças, desde pequena, estão aprendendo a devoção e o sentido da semana santa. Parabéns. Deus abençoe sempre todos e todas que estão participando”.
Após a retratação da ceia e do lava-pés, os participantes saíram em Via Sacra até o Santuário da Santíssima Trindade. A programação teve seu desfecho com um piquenique.