Paróquia do Pilar disponibiliza vídeos das reflexões do Setenário das Dores

Antecedendo a Semana Santa, a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar realizou entre os dias 24 e 31 de março a “Semana das Dores”, também chamada de “Setenário das Dores”. Integrante das celebrações da Quaresma, o rito traz uma reflexão sobre as sete dores vividas por Maria ao longo da vida de Jesus. Neste ano, a celebração foi conduzida por Frei Almir Ribeiro Guimarães e já se encontra disponível no Canal de Vídeos da Paróquia.

A reflexão de cada dia trata de um período diferente da vida de Cristo, do nascimento à solidão pós morte. É a trajetória da mãe acompanhando o filho. Uma cena, até então, contemporânea, que nos remete as várias mães que sofrem diante dos vícios, torturar e mortes de seu proveniente. De muitas formas sofreu Maria Santíssima durante a sua vida terrena, porém sete delas são especialmente objeto da devoção dos fiéis. São episódios tirados dos Santos Evangelhos e que formam o caminho de dores da Filha amorosa de Deus Pai, sofrendo em sua alma padecimentos semelhantes aos da Paixão de seu Divino Filho. Os episódios narrados no Evangelho são:

 

1) A Apresentação de Jesus no Templo e a profecia de Simeão;
2) A fuga para o Egito;
3) A perda do Menino Jesus no Templo;
4) O encontro com Jesus no caminho do Calvário;
5) O momento em que se encontrou de pé junto à Cruz de Jesus;
6) Quando teve o corpo de Jesus morto em seus braços;
7) O sepultamento de Jesus.

Para quem não pode acompanhar as reflexões durante a “Semana das Dores” ou que deseja rever para aprofundar a fé, a Paróquia disponibilizou a playlist. Vale a pena acompanhar!