Paróquia do Pilar vai acolher Réplica da Imagem do Bom Jesus de Matosinhos para visitação

A Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos começou 2024 em clima de festa por ocasião dos 250 anos da devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei. Após divulgar a programação festiva e abertura do Ano Jubilar, a comunidade paroquial vai seguir um calendário especial até dezembro, envolvendo não só as comunidades paroquiais mas as demais paróquias e regiões forâneas. Além do lançamento do hino, a Paróquia vai dar início a peregrinação da réplica da imagem do Bom Jesus. O primeiro lugar a ser visitado será a Paróquia Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei.

“A peregrinação deseja recordar-nos a presença do Bom Jesus junto à caminhada da nossa Igreja particular. Desse modo, desejamos que seja um momento de graça e aprofundamento na fé. Nesse sentido, pedimos que os mesmos mobilizem a sua comunidade paroquial para ser fortemente participada. São várias as possibilidades para fazer desta semana, uma semana evangelizadora. O importante é que a imagem não fique apenas na Matriz, mas na medida do possível, possa peregrinar dentro do território paroquial. O material elaborado que segue é apenas uma sugestão para colaborar com as celebrações, no entanto, incentivamos e valorizamos a criatividade paroquial”, pontua o pároco, Padre José Bittar.

A peregrinação na Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e nas paróquias da Forania do Senhor Bom Jesus de Matosinhos terá início com a acolhida da imagem no dia 07 de cada mês, no horário a ser definido com os párocos e sempre será levada por um representante do nosso Santuário.

SOBRE A IMAGEM

A nova imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos foi feita para peregrinar a Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e as Paróquias da Forania do Senhor Bom Jesus de Matosinhos com o objetivo de divulgar ainda mais a fé em nosso padroeiro, devoção esta que permanece em nossa querida São João del-Rei desde 19 de maio de 1774, especificamente no bairro de Matosinhos.

Esta peça, baseada na imagem original do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, datada do século XVIII, foi idealizada através da parceria entre a Comissão Organizadora do Jubileu dos 250 anos de devoção, o projetista Eduardo Henrique e o paroquiano Erick Freitas.

A sua confecção foi permitida usando a tecnologia através da impressão em 3D. O material utilizado é a resina, por ser mais resistente e sendo possível captar mais detalhes para chegar o máximo possível da aparência original. A escultura possui 60cm de altura, 66cm de largura (entenda-se o corpo) podendo chegar a 1,10m com o madeiro da cruz. O conjunto também  acompanha a coroa de espinho, o esplendor, o perizônio, a base que sustenta a cruz, além do devocionário contendo orações e reflexões ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos.