Paróquia do Rio das Mortes acolhe encontro diocesano da MECE

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE) se reuniram no último sábado, 25, na Paróquia Santo Antônio e Beata Nhá Chica, Distrito do Rio das Mortes, para um encontro de formação. O evento aconteceu na Igreja Matriz e contou com orações, café, palestras, momento mariano, missa e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, esteve presente no evento e partilhou com os participantes a importância do trabalho dos leigos no ministério. Para o momento de formação, Padre Plínio Ataíde Almeida conduziu uma palestra sobre a Espiritualidade do MECE.

Já o Diretor Espiritual do MECE, Padre Rodrigo Coimbra Ladeira, se fez responsável para esclarecer dúvidas e revisão dos compromissos dos ministros, juntamente com a coordenadora, Margarida Aparecida Soares Dias. O evento teve seu término com a celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco anfitrião, Padre Elissandro José Campos de Carvalho.

Para Aparecida Madalena de Souza, ministra e moradora do Distrito do Rio das Mortes, um dia muito proveitoso. “Foi muito bom e maravilhoso esse encontro em nossa Paroquia. Que Jesus e Maria abençoe e proteja a todos”.

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística são leigos a quem são concedida a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções. O trabalho nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs, como é apontado no Cân. 920 do Código de Direito Canônico. O ministério é um serviço.