Paróquia inicia festa a Nossa Senhora Auxiliadora neste domingo, 15

Tem início no próximo, 15, as festividades na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Lavras. A programação, que tem seu ápice no dia 24, conta com celebrações de missas, novenário e oração do terço. Neste ano o tema central para as reflexões é “Nossa Senhora Auxiliadora nos convida a ser e viver como Igreja Sinodal”. As celebrações vão ser transmitidas ao vivo pelas redes sociais da paróquia.

A invocação de Nossa Senhora Auxiliadora (ou Auxílio dos Cristãos) é uma devoção instituída pelo Papa Pio V no ano de 1571, após a grande vitória dos cristãos sobre o exército muçulmano no estreito de Lepanto, que era a porta de entrada para a Europa. O nome é bastante popular entre os católicos, sendo bastante usado na nomeação de batismo de muitas meninas

“Esta celebração nos ajuda a recordar que a fé cristã deve ser ancorada no mistério da cruz, no convite eucarístico e na Virgem Maria, Mãe do redentor e auxiliadora dos cristãos. Devemos, por tanto, aprender de Maria a reconquistar a alegria do amor, através do zelo para com todas as pessoas. Devemos viver sempre o nosso sim, a nossa disponibilidade à Deus”, pontua o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora se popularizou ainda mais no ano de 1862, com as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto para uma criança de cinco anos. Nesse ano, Dom Bosco, tocado pela história das aparições, iniciou em Turim a construção de uma grande Basílica, dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora. A partir desse momento, Dom Bosco se tornou o maior devoto e divulgador da devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.

Veja a programação: