Paróquia oferece curso bíblico para agentes de pastoral e comunidade

A Igreja no Brasil dedica o mês de setembro à reflexão sobre as Sagradas Escrituras. Tal iniciativa tem por objetivo o desenvolvimento da relação do povo de Deus com sua Palavra e a valorização da mesma na ação evangelizadora. O tema deste ano é “para que n´Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus”. O Mês da Bíblia 2016 traz como proposta de estudo o livro do profeta Miqueias.

Visando um maior aprofundamento sobre a temática, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno, promoveu um curso bíblico no último fim de semana, .

O evento, foi direcionado a todos os paroquianos, em especial, os catequistas e Ministros da Palavra, sendo que tais ministérios possuem por vocação o dever de conhecer sempre mais as Escrituras, para que possam exercer com eficiência sua missão.

Com início no Sábado, 17, e termino no domingo, o curso foi ministrado por Padre Rondineli Cristino e pelos seminaristas diocesanos: Renan, Ronam, e Diego.

Antes do livro de Miquéias ser analisado houve toda uma contextualização histórica envolvendo os profetas e sua Missão. Destacam-se na Bíblia os 16 profetas que escreveram seus livros e os demais que agiram e falaram em nome de Deus, como João Batista, Elias e Elizeu.

Contextualizando com a atualidade, os participantes do curso se dividiram em grupos, como em um ciclo bíblico, e associavam os atos cruéis dos opressores do tempo de Miquéias com os mesmos do tempo de hoje; assassinos, latifundiários, ambiciosos e gananciosos por terras. O desastre ambiental de Mariana do ano passado serviu como pano de fundo para que todos os presentes pudessem perceber o quão viva e atual é a Palavra de Deus.

Entusiasmados com a Missão de levar a Palavra de Deus aos homens que por vezes trilham na escuridão por não conhecê-la, os participantes do curso ganharam como significativa lembrança uma semente simbolizando que no coração de cada um foi plantada a vontade de cada vez mais conhecer as Sagradas Escrituras que formam a maneira mais expressiva que Deus quis se comunicar com os seus.

Colaboração: Rodrigo Augusto (Pascom)

Fotos: João Vitor (Pascom)