Paróquias de Lavras se unem aos jovens para celebrar a vinda do Espírito Santo

Objetivo de celebrar a vinda do Espírito Santo de uma forma festiva e unificada, as paróquias da cidade de Lavras vem realizando desde o último sábado, 15, junto com a juventude, a Semana de Oração pela Unidade. A preparação se culmina no sábado, dia 22, com o evento titulado “Ruah” (que significa sopro), quando haverá celebração de missa e benção do Santíssimo Sacramento.

Segundo padre Clayton Nogueira, um dos organizadores e Assessor Diocesano da Juventude, o evento é uma oportunidade para reunir toda a comunidade forânea – mesmo de forma remota – e celebrar a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. “O Espírito Santo é o que une a Igreja, seja nos seus diversos carismas e dons. Celebrar esta presença em nosso meio e em nossas atividades é certificar que Ele atua diretamente na missão da Igreja. Ele é o protagonista dos diversos trabalhos, inclusive da nossas juventudes, fruto dos seus dons”.

Em 2020, devido a pandemia, o evento não pode ser realizado. Para este ano, houve adaptações na programação. “Este ano, devido a pandemia, resolvemos fazer catequeses formativas e oracionais para a juventude com temas específicos à eles, além de trazer na temática a ‘Exortação apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco: CHRISTUS VIVIT’: Jesus Cristo sempre jovem”.

O evento conta com uma preparação e reforça o compromisso de viver em comunhão e fraternidade. “A Semana que antecede o Pentecostes é uma semana proposta pela igreja de Oração pela Unidade dos Cristãos. Ela é, também, para os jovens da nossa forania e de nossas paróquias, um momento de oração pela unidade, cujo objetivo é rezar uns pelos outros para, na grande celebração de Pentecostes, nos unir nos dons e no amor de Deus”, explica o sacerdote.

Além de ser um momento de comunhão entre os padres de Lavras, o evento, mobilizado pelo Setor Juventude, destaca a força jovem no âmbito religioso. “Queremos reunir as expressões juvenis, o povo de Deus em geral, para celebrar a unidade de nós, os cristãos católicos. Este é o nosso Ruah. O Sopro do Espírito Santo em nossas vidas, comunidades, pastorais, movimentos e ministérios”, pontua.

Os interessados podem acompanhar as celebrações direto de casa. As catequeses formativas seguem até a próxima sexta-feira, 21, e podem ser acompanhadas ao vivo pelo Facebook e YouTube da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Lavras e pelo Setor Juventude da Diocese de São João del-Rei. Sempre às 19 horas.

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).