Paróquias festejam Santa Clara, patrona da televisão

Hoje, 11 de agosto, a Igreja celebra a memória de Santa Clara, responsável pela criação das Clarissas, ordem contemplativa e feminina da Família Franciscana. A santa, que ainda é considerada a patrona da televisão e de seus profissionais, será homenageada na Paróquia São Judas Tadeu, em São João del-Rei. O dia maior da festa será no próximo sábado, 13.

Iniciado com novena nas casas e tríduo preparatório, a festa culminará no sábado, com missa e procissão. Confira a programação:

13686656_1230782103620819_8603474188906108196_n

Quem também festejará a santa será a comunidade Rio Acima, da Paróquia São Francisco de Assis. Até sábado, 13, haverá oração do tríduo preparatório, às 19 horas, na capela Santa Clara. No domingo, 14, dia maior da festa, a programação conta com leilão de prendas as 10h, confraternização de tropeiro as 11h e missa as 17h, seguida de procissão.

Sobre a Santa

Clara nasceu em Assis no ano 1193, no seio de uma família da nobreza italiana, muito rica. Mas sua vida mudou radicalmente: Clara foi a primeira mulher da Igreja a se entusiasmar com o ideal franciscano.

Desde jovem adquiriu o hábito de rezar diariamente e se mortificar. Também exercitava com frequência a piedade cristã, distribuindo esmolas e atendendo com disponibilidade as pessoas necessitadas que a procuravam. Fazia isto espontaneamente, como demonstração de seu sincero e fervoroso amor a Deus.

santa clara 5Aos dezenove anos de idade, fugiu de casa se apresentou na igreja de Santa Maria dos Anjos, onde era aguardada por Francisco e seus frades. Nesta noite, fez uma oração de renúncia ao mundo “por amor ao Sagrado e Santíssimo Menino Jesus”. Entregou aos frades sua veste luxuosa e vestiu uma túnica de lã, semelhante a deles, ajustada ao corpo por um cinto de corda.

Clara viveu num mosteiro beneditino para conhecer o ritmo de uma vida comunitária. Depois, conduzida por Francisco, foi para o mosteiro de São Damião, formando com outras mulheres a ordem segunda Franciscana, depois chamadas de “Clarissas”.

Em 1216 Clara aceitou para a sua Ordem as regras beneditinas e o título de abadessa, mas manteve o carisma franciscano. A partir de 1224, Clara adoeceu e aos poucos foi definhando. De sua cela, através de visões, acompanhou o funeral de francisco. Por essas visões que pareciam filmes projetados numa tela, Santa Clara é considerada padroeira da televisão e de todos seus profissionais.

Clara morreu no ano de 1253 e foi proclamada santa dois anos após sua morte.

Fonte: A12