Paróquias realizam eventos de espiritualidade com o Apostolado da Oração

Com o objetivo de procura viver a espiritualidade apostólica e Eucarística, brotada do Sagrado Coração, e fundamentada na releitura do Mistério da Paixão de Jesus, o Apostolado da Oração da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos juntamente com o Apostolado da Oração da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Coronel Xavier Chaves, participaram de uma Tarde Espiritual no último sábado, 01, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na vizinha cidade de coroas. O evento que contou com orações, palestras e adoração eucarística, encerrou-se com a Santa Missa presidida pelo pároco local, Padre Antônio Carlos Trindade da Silva.

Já na cidade de Nazareno, a data marcou o Encontro forânio do Apostolado da Oração e contou com um importante momento de formação e partilha, tendo por meta a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. “O Apostolado da Oração é um dos grupos mais atuantes de nossa paróquia e se reúne sempre às primeiras sextas-feiras do mês, com Adoração ao Santíssimo Sacramento, celebração da Santa Missa e a reunião após as celebrações. Venha testemunhar o Amor do Coração de Jesus! Seja membro do Apostolado da Oração de nossa paróquia”, enfatizou a publicação nas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da cidade de Luminárias.

O que é o Apostolado da Oração?

Com certeza você já deparou com alguém, durante a celebração litúrgica, com uma fita vermelha acetinada próximo ao pescoço. Se você não desconhecia o motivo, saiba que a pessoa é um membro do Apostolado da Oração (AO), um Movimento Eclesial, que procura viver a espiritualidade apostólica e Eucarística, brotada do Sagrado Coração, e fundamentada na releitura do Mistério da Paixão de Jesus. É uma união de fiéis que se oferecem, de forma cotidiana, para a continuidade da obra de nossa redenção.

Segundo o estatuto oficial, o grupo “constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

A fita simboliza o amor de Cristo e também o compromisso que se assume com Ele. A fita estreita é a fita do zelado, aquele que está começando a trilhar os caminhos do Apostolado. A fita larga é a do zelador, que busca novos caminhantes para ajudá-lo a servir. “É necessário honrar a fita, porque ela simboliza o amor de Cristo por nós e também o compromisso que assumimos com Ele. A fita estreita é a fita do zelado, aquele que está começando a trilhar os caminhos do Apostolado. A larga é a do zelador, que busca novos caminhantes para ajudá-lo a servir”, explica o Pároco da paróquia São Vicente Férrer, Padre João Dantas.

O AO nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo e trabalha com afinco pela evangelização das famílias, com uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus. Atualmente, reúne cerca de 40 milhões de membros em todo o mundo.

Fotos: Marcela Longati, Paulo Henrique e Marileia Assunção – PASCOM da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Coronel Xavier Chaves.