Acontece no próximo sábado, 12 de março, às 8h, a aula inaugural da Escola Nacional de Comunicação da Pascom Brasil, que tem como primeiro curso Fundamentos da Pastoral da Comunicação. A aula inaugural será ministrada pela Professora Francilaide Ronsi, professora de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, onde doutorou-se em Teologia Sistemática, com o tema “Pastoral para o tempo presente”.
O evento contará com a presença do reitor da PUC Minas e presidente da Comissão para Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol; do coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius; do coordenador do Anima PUC Minas, Pe. Áureo Nogueira e do coordenador do GT Formação da Pascom Brasil, Pe. Tiago Barbosa.
ESCOLA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO
A Escola Nacional de Comunicação, uma iniciativa da Pascom Brasil e da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, quer constituir-se como um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação e também de outras pastorais, movimentos, organismos e serviços para que sejam, em suas realidades eclesiais, protagonistas da evangelização e respondam, com vigor, ao mandato missionário de Cristo (cf. Mt 28,19).
A Escola Nacional de Comunicação vêm como resposta aos anseios do tempo presente. Ela é mais um espaço para qualificar leigos e leigas para o pleno exercício do sacerdócio batismal, radicados em comunidades eclesiais missionárias, comprometidos com o Evangelho. Para o Papa Francisco, “toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma que se vai, cada vez mais e melhor, fazendo carne” (cf. Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, 165)
A Igreja digital exige não apenas uma comunicação instrumental, preocupada no como comunicar, mas uma pastoral que “primeireia”, disposta a viver a mística do encontro, em saída, uma ação da Igreja encarnada na experiência humana vivida no ambiente (tempo e espaço) digital.
Para o cumprimento deste propósito e chegar ao maior número de agentes pastorais, a Escola Nacional de Comunicação será realizada de forma remota, na modalidade on-line, promovendo uma cultura comunicacional homogênea em todas as circunscrições eclesiásticas (eparquias, prelazias, dioceses, arquidioceses, regionais e organismos).
OBJETIVOS
- habilitar os agentes da Pastoral da Comunicação para o pleno exercício de seu ministério eclesial;
- fornecer bases teóricas/conceituais comuns para uma unidade formativa nas diversas instâncias eclesiais;
- oferecer conteúdos específicos das diversas áreas da Comunicação com finalidade pastoral;
- contribuir para o aprimoramento e atualização dos agentes pastorais a partir do Magistério da Igreja e dos quatro eixos da Pastoral da Comunicação (espiritualidade, formação, articulação e produção).
PRIMEIRO CURSO
Fundamentos da Pastoral da Comunicação é o primeiro curso da Escola Nacional de Comunicação. Com carga horária total de 112 h/a, o curso está dividido em 3 módulos, com aulas síncronas (on-line) e aulas assíncronas (gravadas). A previsão de início da escola é no dia 12 de março, com a aula inaugural, e as inscrições já estão abertas pelo portal da PUC Minas. Serão ofertadas 150 vagas.
Informações: Pascom Brasil






