Pastoral da Comunicação promove encontro de formação e espiritualidade em Caeté

Com o objetivo de promover um momento para vivenciar os eixos da Pascom nos âmbitos da espiritualidade, formação, articulação e produção, foi realizado no último sábado, 30, no Recanto Monsenhor Domingos, em Caeté/MG, o 2º Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Leste 2, reunindo cerca de 30 agentes, coordenadores e membros da comissão da Pascom nas Arquidioceses e Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. A iniciativa contou com a participação de Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora e Bispo referencial da Comissão para Comunicação e Cultura.

A concentração aconteceu pela manhã, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Belo Horizonte, para então os participantes seguirem para a Serra da Piedade em Caeté, onde ocorreu uma Peregrinação com a Via Sacra da Comunicação e a Santa Missa presidida por Dom Gil no Santuário Nossa Senhora da Piedade. Após esse primeiro momento houve a descida para o Recanto Mons. Domingos, local em que foi realizado a apresentação de ‘O Guia de Implantação da Pascom’ durante o início das atividades.

Dom Gil, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora, aproveitou o momento para citar quatro pontos que acredita que devem ser desenvolvidos com o auxílio da Pascom. De acordo com o Bispo, “a Pascom pode colaborar promovendo formações com foco na leitura litúrgica, na fotografia, na assessoria de imprensa e também na construção da memória da Instituição guardando todo o material produzido, pois faz parte da comunicação”, concluiu o Arcebispo.

Durante o evento foi realizada a eleição da nova coordenação da Pascom do Regional Leste 2, nomeando Janaína Gonçalves, da Arquidiocese de Belo Horizonte, como a nova coordenadora. A jornalista e mestra em Ciências da Religião pela PUC Minas, atua na Pascom da Província Eclesiástica de BH desde 2015 e atualmente é analista de comunicação na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Além da escolha da nova coordenação, o Padre Andrey Nicioli, da Arquidiocese de Pouso Alegre, foi apresentado como o novo Assessor Eclesiástico da Pascom. Ambos assumiram o compromisso de contribuir com as atividades que lhes foram atribuídas e desenvolvê-las da melhor forma possível.

Da Diocese de São João del-Rei, participaram o Secretário Diocesano de Comunicação, Lucas Silveira, juntamente com a coordenadora diocesana da Pastoral da Comunicação, Adriana Assis.

Fonte: CNBB Leste 2