Pela segunda vez, fiéis participam de Missa em inglês em SJDR

O inglês vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano dos brasileiros. Seja no trabalho, nos colégios e no lazer, a língua inglesa tem seu destaque, chegando até mesmo, na parte religiosa. Na última sexta-feira, 11, aconteceu pela segunda vez em São João del-Rei, uma Missa em Inglês. Uma inovação positiva para alunos, devotos e curiosos da cidade.

A iniciativa surgiu em 2014, pelo Padre Dirceu Medeiros, estudante da Cultura Inglesa, que propôs realizar essa celebração diferente. O sacerdote, que é Vigário Geral da Diocese, se uniu com Padre Jojappa, vigário da Paróquia de Sant’Ana, em Lavras, para conduzir os ritos na língua estrangeira. “Father Joseph”, carinhosamente chamado em Inglês, é indiano e atua na Diocese com vigário paroquial em Lavras. Os sacerdotes também conduziram a celebração neste ano.

Para Victor Argamim, estudante da língua estrangeira, uma experiência de grande aprendizado. “A celebração da Santa Missa em outra língua que não a materna, seja inglês, seja latim, é sempre uma experiência interessante porque nos ajuda a entender o caráter universal da Igreja”. O jovem ainda acrescentou: “os textos litúrgicos em inglês nos ajudaram a compreender melhor o que rezamos na Missa em português e que muitas vezes fazemos de forma automática. Também achei interessante notar que a Missa em inglês é muito mais fiel ao original em latim do que os textos em português aos quais estamos acostumados”, destacou Argamim que auxiliou na construção litúrgica da celebração.

A cerimônia, que aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, reuniu dezenas de fiéis, demonstrando a fé em outros idiomas.missa_ingles_2 missa_ingles_3