Na manhã do último domingo, 13, Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo de São João del-Rei, abriu a Porta Santa da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, dando abertura ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco. Além da Catedral, outras 39 Paróquias também realizaram o ato.
Iniciado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a cerimônia contou com cânticos, orações e leitura da Bula de proclamação Misericordiae Vultus. Em seguida, centenas de fiéis saíram em procissão até a Catedral do Pilar, para a abertura da Porta Santa. No trajeto, os fieis entoavam a Ladainha de Todos os Santos.
Em frente à Catedral, Dom Célio abriu a Porta Santa, pela qual também passaram os demais sacerdotes presentes (Dom Waldemar, bispo emérito; Pe. Geraldo Magela, pároco; Pe. Ramiro e Pe. Álisson, vigários paroquiais; Monsenhor Juvenal e Monsenhor Flávio) e fiéis. No interior da Matriz, o bispo recordou o Sacramento Batismo com a aspersão da Água Benta e presidiu a Santa Missa do 3º Domingo do Advento.
Segundo Papa Francisco, atravessar a Porta Santa exige um comprometimento com a adoção da misericórdia do bom samaritano. “Entrar por aquela Porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele que nos procura, que vem ao nosso encontro. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia”, afirmou o Pontífice.
Ano da Misericórdia
O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Ano Santo, tem o lema “Misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36) e foi anunciado pelo Papa Francisco no dia 13 de março de 2015. Iniciado no dia 08 de dezembro deste ano, na Solenidade da Imaculada Conceição, o ano temático tem o seu encerramento no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
Na Igreja Católica, em geral a cada 25 ano é proclamado um Jubileu para celebrar algo em especial, mas é possível que o Papa proclame um Jubileu Extraordinário, como o fez agora, que promulgou o próximo ano como santo para que seja “o tempo favorável, o dia da salvação” (2 Cor 6,2). “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes”, escreveu o Santo Padre na Bula.
Na Diocese
Em distintos horários, o domingo foi marcado pela abertura da Porta Santa nas 40 Paróquias da Diocese. Confira o giro fotográfico em algumas delas:
FOTOS DE ALGUMAS PARÓQUIAS
Paróquia Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar / SJDR
Paróquia São João Bosco / SJDR
Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos / SJDR
Paróquia Nossa Senhora da Conceição / CBM
Paróquia São Sebastião / SCM
Paróquia Nossa Senhora das Dores / Dores de Campos
Paróquia Nossa Senhora da Conceição / Prados
Paróquia Sant’Ana / Barroso
Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus / MDM
Paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação / Andrelândia
Paróquia Santo Antônio / Itutinga
Paróquia Nossa Senhora de Fátima / Lavras