Postulantes realizam Trânsito de São Francisco e recordam ensinamentos deixados pelo patrono

Conservando uma antiga tradição, a Ordem de São Francisco costuma celebrar o “Trânsito” (passagem para a vida eterna) de seu pai fundador ao entardecer do dia 03 de outubro. Em alguns lugares esta celebração ocorre à noite com a presença de muitas pessoas devotas, incluindo até mesmo a dramatização dos últimos momentos do santo aqui na terra.

Em São João del-Rei o ato é anualmente celebrado no Postulantado da Cruz de São Damião. O evento conta com orações, textos reflexivos, encenação e músicas. “É um momento de celebrar a páscoa de Francisco e recordar a vida santa e penitente que ele teve”, explica a jovem franciscana Sabrina Oliveira.

Conduzida por Frei João Ricardo Teodoro, juntamente com os jovens postulantes, o evento refletiu diversas mensagens deixadas por Francisco antes de sua passagem ao encontro de Cristo. “Ele nos ensina que a morte não é o fim, mas o início de uma nova caminhada. Ao acolher como irmã, Francisco mostra seu amor a Deus e o verdadeiro sentido de sua existência”, destaca o religioso.

Após a celebração, houve lanche e confraternização para os participantes.