Prazo para encomendar livretos de natal termina em setembro

Faltam menos de 100 dias para o Natal mas a Diocese de São João del-Rei já se organiza para a tradicional Novena em Família, que é realizada anualmente por grupos no período do Advento. Este ano, a proposta é utilizar um material específico em comunhão com toda a Província que abrande São João del-Rei, Leopoldina e Juiz de Fora, assim como no ano de 2017.

Segundo o seminarista Lucas Alerson, membro da comissão da província para a elaboração do material, o objetivo central é produzir um texto que responda às realidades diocesanas de uma maneira mais direta. “A finalidade principal é expressar a comunhão existente entre as três Igrejas Particulares e levar a parcela do Povo de Deus presente nelas a uma apurada reflexão sobre temas recorrentes na Igreja atual”, explica.

Sobre a temática, nesse ano a Novena de Natal abordará a juventude devido ao acontecimento de dois grandes eventos diretamente relacionados ao tema: a XXXIV Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em 2019 no Panamá, e o Sínodo dos Bispos para a juventude, realizado neste outubro próximo.

“Diante destes acontecimentos, a Novena de Natal meditará sobre a figura de jovens que, na História da Salvação, prepararam o Natal do Senhor na humanidade, tanto no ontem como no hoje de nossa história. A figura da Virgem Maria, ícone do lema da JMJ 2019, conduzirá o tema da Novena por meio da citação do Evangelho de Lucas, ‘Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a tua Palavra. E o anjo ausentou-se dela”, destaca Lucas.

Sobre a metodologia, ele explica que bom parte será mantida com relação a edição passada, seguindo um esquema de jogral, com passagem das Escrituras e experiências concretas de vida. “Em cada encontro proposto para a Novena, o testemunho de um jovem de nossa Diocese ilustrará a meditação do dia, encarnando o sonho de Deus nos trabalhos pastorais vividos em nossas comunidades. O único diferencial do ano passado é que cada Diocese da Província produziu o seu texto, mas todas mantém a consonância em relação ao tema e às propostas dos encontros”.

Os interessados devem procurar o Secretariado Diocesano de Pastoral através do (32)3371-1011 e fazer as encomendas. O prazo é até sexta-feira, 28.