Próximo das ordenações, diácono e seminarista participam de encontro de formação sobre Liturgia

    A liturgia é o ápice para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte de onde envia toda sua força, pois os trabalhos apostólicos se direcionam a isso: que todos, feitos pela fé e pelo batismo dos filhos de Deus, juntos se reúnam, louvem a Deus no meio da Igreja, participem do sacrifício e comam a ceia do Senhor (cf. SC 10).

    Quando se ouve falar em liturgia, normalmente, se lembra de normas de celebrações, manuseio de objetos sagrados, coisas ligadas à sacristia. Mas a liturgia é algo amplo e que vai muito além disso e que exige atenção, dedicação e, principalmente, muito estudo.

    Com o objetivo de refletir sobre o tema: “Lex Orandi, Lex Credendi na 3ª editio typica do missal romano – aspectos práticos para a presidência litúrgica”, que 60 Seminaristas da etapa da configuração, Diáconos transitórios e Presbíteros com até um ano de ordenação estivem reunidos na última semana, em Belo Horizonte (MG). O encontro contou com a assessoria do Doutor em Sagrada Liturgia no Ateneo Santo Anselmo de Roma, Padre Geraldo Dias Buziani, do clero da Arquidiocese de Mariana/MG.

    Para os participantes, um momento frutuoso e de grandes aprendizados. “Ao longo da formação que tivemos, fomos inseridos no desenvolvimento da reflexão teológica do sacramento da Eucaristia, partindo do modelo tomista-tridentino, até os dias atuais. Assim, tendo contato com a rica teologia acerca desse Sacramento e, estudando a terceira edição típica do missal romano (2002), em processo de tradução para a Igreja no Brasil, pudemos nos aprofundar no entendimento da reforma litúrgica realizada pelo Concílio Vaticano II e nos aprimorar na arte de bem celebrar através de uma visão atenta da correspondência entre o conteúdo da fé e a forma ritual”, explicou o seminarista Ronan Jesus da Costa Silva.

    Além de Ronan, que será ordenado Diácono no dia 20 de agosto. O diácono Daniel Nicodemos Josino também representou a Diocese de São João del-Rei no evento. O jovem vai ser ordenar sacerdote no dia 27 de Agosto.

    Nessa foto estão Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R, Arcebispo de Pouso Alegre e Bispo referencial da Comissão para a Liturgia do Regional Leste 2 e Pe. Geraldo Dias Buziani, que está conduzindo as reflexões do encontro.
    27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).