Os Franciscanos da Província Santa Cruz vai lançar neste sábado, 01º, a Revista Santa Cruz – Edição Especial Frei Joel Postma. O evento vai acontecer no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, conhecido como igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte. O evento é aberto a todos e vai contar com uma Cantata “O Peregrino de Assis” de autoria do homenageado com a participação do Coral Cantarilho, na regência do Maestro Otávio Assis.
Frei Joel Postma foi um músico e compositor holandês, frade franciscano, considerado um pioneiro da música litúrgica no Brasil. Ele imigrou para o Brasil em 1959, tornou-se mestre de canto, atuou como assessor do Setor de Música Litúrgica da CNBB e fundou corais em cidades como Divinópolis e Santos Dumont. Frei Joel faleceu em outubro de 2024, aos 95 anos.
Nasceu na Holanda em 1929, entrou para a Ordem Franciscana e foi ordenado presbítero em 1956. Chegou ao Brasil em 1959, onde se estabeleceu principalmente em Divinópolis e Santos Dumont, Minas Gerais. Trabalhou na CNBB de 1984 à 1997, atuando como assessor do Setor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e colaborando na elaboração do hinário litúrgico.
Em seu legado musical, fundou corais, como o “Trovadores da Mantiqueira” em Santos Dumont, além de compor obras sacras, como a cantata “O Peregrino de Assis”, escrita em 1964. Incentivou compositores brasileiros e contribuiu para a valorização da música litúrgica no país, especialmente após o Concílio Vaticano II. Faleceu em Belo Horizonte em 30 de outubro de 2024, aos 95 anos, e foi sepultado em Santos Dumont.







