Regional Leste 2 da CNBB promove Assembleia de Pastoral 2018

O Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, por meio do Conselho Episcopal de Pastoral, realizou a Assembleia Regional. O evento, que teve início na terça-feira, 13, aconteceu na Casa de Retiros São José e contou com a presença de 140 pessoas, que acompanharam as reflexões sobre os desafios e esperanças da Igreja frente ao mundo urbano.

Neste ano, o tema escolhido para a assembleia é: “Uma Igreja em saída frente aos desafios e esperanças do mundo urbano”, visando reunir (arce)bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes dos presbíteros e coordenações de Pastoral, para criar um local de reflexão e debate.

Da diocese de São João del-Rei estiveram presente o administrador diocesano, padre Dirceu Medeiros, o padre Marcos Pereira e Frederico, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Lavras.

Assembleia Regional 2018 - 3º dia

A palestra “Cenários urbanos: personagens, linguagem, desafios e sonhos” ministrada pela professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, Luciana Teixeira Andrade, abriu o evento.

Segundo a professora, além de falar sobre regionalização e urbanização, o tema abrangeu os diferentes públicos que existem em cada cidade e essas pessoas, consequentemente, frequentam a igreja. “Então abordar o assunto no âmbito religioso demonstra como é relevante conhecer cada região e suas características”, afirmou.

Para a leiga Leici Conceição do Nascimento, participar da assembleia foi motivo de muita alegria. “Foi uma oportunidade de conviver com bispos, padres, representantes de presbíteros, o que nos ajuda a nos aproximar mais da Igreja que me auxilia na execução do meu trabalho diariamente”, conta Leici.

Informações: CNBB Leste 2