Todos os anos, na cidade de Carrancas, acontecem os tradicionais Retiros Espirituais de Carnaval para homens e mulheres, promovidos pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A proposta é para que os dias de Carnaval sejam vivenciados com muita oração e reflexão, fazendo da cidade um recanto para aqueles que procuram dias de paz e calmaria em pleno carnaval.
Neste ano, os retiros alcançaram marcas memoráveis na história da paróquia, sendo a 81° edição masculina e 38ª direcionada as mulheres. Segundo o Pároco da comunidade, Padre Lucas Alerson de Sousa, a cidade de Carrancas é privilegiada por preservar dias tranquilos em pleno carnaval. “Os tradicionais Retiros que são promovidos pela Paróquia e assumidos pelos paroquianos colaboram e muito para que todos os presentes na cidade encontrem um lugar de paz e tranquilo em pleno movimento de Carnaval. Neste ano tivemos a oportunidade de refletir sobre o dom da amizade como via de espiritualidade e com certeza as reflexões conduzidas pelo diácono Diego provocaram em muitos presentes uma meditação profunda diante dos relacionamentos humanos. Foram dias de muita espiritualidade”, pontua o sacerdote.
A programação contou com reflexões e os momentos celebrativos conduzidos pelo diácono Diego Adriano Ricardo, do clero da Diocese de São João del-Rei, abordando a temática “Amizade como encontro com Deus”. “Durante estes dias de retiro, procuramos no silêncio do coração, meditar sobre nossa intimidade com Deus, através de uma amizade sincera. Deus em sua infinita bondade, apresenta em nossa vida, sinais do seu amor para conosco. Os amigos que são estes sinais, são caminhos que nos apontam para Deus, que são a presença de Deus, em nosso meio. Nos momentos de oração e reflexão tivemos a oportunidade de perceber o valor de uma verdadeira amizade, baseada, na confiança e no amor, sinais estes que o próprio Cristo nos ensinou a vivenciar no cotidiano de nossa história. Com sua palavra e exemplo, o próprio Cristo, na acolhida aos pecadores, nos sinais ensinamentos, nos mostra que o verdadeiro amigo, se faz presente em todas as situações da vida. Que após estes dias de oração e recolhimento, possamos entrar em uma maior intimidade com Deus e fazer dele o centro de nossa vida e nossa história”, enfatizou o diácono Diego.
Além das celebrações de missas os eventos ainda tiveram momentos de pregação, oração comunitária e individual, confissões comunitárias, adoração eucarística e partilhas.










