Reunião para articular Grito dos Excluídos será neste sábado, 10

O Grito dos Excluídos do Brasil caminha para a sua 25º edição e para organizar o evento deste ano será realizado uma reunião no próximo sábado, 10. O evento tem o objetivo de aumentar o nível de conscientização da população e reforçar a temática proposta no período da Campanha da Fraternidade. Para este ano o lema será “Este sistema não vale! Lutamos por Justiça, Direitos e Liberdade!”.

O Grito dos Excluídos começou na década de 1990 através da igreja católica e rapidamente se espalhou para todos os cantos do Brasil e de outros países da América Latina. “Não apenas a igreja, mas também outras entidades, como movimentos populares, sindicatos, partidos políticos, começaram a entender que o dia 7 de setembro deve ser, não apenas um dia de comemoração, mas também deve servir de reflexão para tentarmos entender a realidade de exclusão que a maior parte do nosso povo vive”, explica Leandro Garcez, um dos mobilizadores.

Em preparação ao evento são promovidas rodas de conversa, seminários, fóruns temáticos envolvendo entidades, instituições, movimentos e organizações da sociedade civil, fortalecendo as legítimas reivindicações sociais e reforçando a presença solidária da Igreja junto aos mais vulneráveis, sintonizando-a aos seus anseios e possibilitando a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

A reunião para a articulação do evento vai acontecer na tarde de sábado, dia 10, às 17 horas, no Salão Irmão Sol, próximo ao Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O evento é aberto a todos.