Ronan Jesus será ordenado padre neste sábado, 18, em Lagoa Dourada

Teve início nesta quarta-feira, 15, o Tríduo Vocacional em preparação para Ordenação Sacerdotal do Diácono Ronan Jesus da Costa Silva. As celebrações prosseguem até a sexta-feira, na cidade de Lagoa Dourada. Pela manhã o jovem realizou a profissão de fé, junto ao bispo, Dom José Eudes campos do Nascimento, e os demais membros do Clero Diocesano. Ronan vai se ordenar presbítero na manhã de sábado, 18, na Matriz de Santo Antônio.

A expectativa já é grande, sendo o jovem. “A expectativa é a melhor possível, tanto pela possibilidade de dar continuidade a um longo processo de escuta do Senhor e realização de sua vontade em minha vida, como pela alegria das pessoas à minha volta, de seu apoio e preces pela vivência desse momento tão especial”, explica.

 

E não é pra menos, afinal, a ordenação presbiteral, com o recebimento do segundo grau do sacramento da Ordem, torna-se o marco de uma etapa nova da caminhada. “Enquanto seminarista e diácono, sonhamos com este momento constantemente e, ora somos marcados pela alegria de poder corresponder ao chamado que acreditamos vir diretamente de Deus, ora somos marcados pela insegurança de não conseguir, diante das nossas limitações e obstáculos que surgem para atender com total liberdade a este chamado”, pontua.

Entre os dias 01º e 05 de março, Ronan esteve em retiro no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, um momento importante e necessário de preparação. “Ficamos tão envolvidos nos preparativos para a ordenação que corremos o risco de nos desprepararmos espiritualmente para o recebimento desse sacramento e da missão que ele nos confere. Por isso, a Igreja, de forma muito sábia, nos pede uma pausa para nos colocarmos à escuta, em reflexão, e estarmos integralmente abertos à vontade de Deus. Realizei meu retiro preparatório para a ordenação no Mosteiro de São Bento, tendo um contato próximo com o carisma beneditino que tão bem nos orienta sobre a importância da oração constante, da humildade, do silêncio e do trabalho sempre direcionado a Deus. Fui orientado por Dom Policarpo, OSB, e ao longo dos cinco dias de retiro pude estar imerso, junto aos monges que ali residem, em uma espiritualidade profunda que me ajudou muito a perceber a ação de Deus ao longo de toda a minha vida.

Já nesta quarta-feira, 15, durante a Reunião do Clero, Ronan fez sua profissão de fé e seu juramento de fidelidade, junto ao bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento. “Esse é um momento simples, mas marcante. A Igreja pede que seja realizada, diante do bispo diocesano, a profissão de fé e o juramento de fidelidade ao assumir um ofício a ser exercido em nome da Igreja. É um momento para externarmos o nosso comprometimento com a Igreja e com Deus, demonstrando que estamos assumindo com total consciência e responsabilidade a nova missão que nos é confiada”.

Agora falta pouco! “Esses dias de preparação para a ordenação tem me possibilitado sentir de perto, na paróquia em que exerço meu ministério diaconal, em Prados, e em minha paróquia de origem, em Lagoa Dourada, o carinho, entusiasmo e zelo, do povo e de Deus em direcionar tudo da melhor forma possível”, destaca.

Quem é Ronan J. da Costa Silva?

O Diácono Ronan Jesus da Costa Silva é natural de Lagoa Dourada, onde nasceu e foi criado. Seu nascimento se deu em 14 de setembro de 1989. É o filho mais novo de Antero da Costa Lima Neto, pedreiro, e Teresinha da Silva Vieira Costa, do lar. Tem um irmão chamado Ricardo da Costa Silva.

Foi criado no bairro do Sassafrás e, de família católica, sempre participou da Paróquia de Santo Antônio de Lagoa Dourada. Recebeu o sacramento do batismo em 15 de outubro de 1989, na Igreja Matriz, pelas mãos do saudoso padre Jair Rodrigues de Castro.
Trabalhava com seu pai como ajudante e, após concluir o Ensino Médio na Escola Estadual Abeilard Pereira, ingressou na Universidade Federal de São João del-Rei, em 2009. Formou-se em História, em 2012, tornando-se professor e historiador.

Após a participação no curso do Movimento de Emaús, em 2011 e na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, decidiu buscar um acompanhamento vocacional. Após reflexões vocacionais ingressou no Seminário Diocesano São Tiago, da Diocese de São João del Rei, em 2016. Realizou os estudos propedêuticos, em São João del Rei, e de Filosofia e Teologia, na cidade de Juiz de Fora.

Após a conclusão da Teologia, foi designado para a cidade de Prados, a fim de realizar um estágio missionário. Foi ordenado diácono em 20 de agosto de 2022, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, São João del-Rei, pelo Bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Ordenado diácono, foi designado a continuar na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Prados para exercer o ministério diaconal. No dia 18 de março de 2023 será ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom José Eudes, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Lagoa Dourada.