São João del-Rei celebra a Assunção de Maria

Na última segunda-feira, 15, centenas de pessoas compareceram na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar para celebrar a Assunção de Nossa Senhora. As festividades que se iniciaram no dia 05, contaram com celebrações de missas, orações, pregações e um piedoso novenário.

13901335_1349988181682849_7006374885941241400_nTendo como tema os Salmos da Misericórdia, a cerimônia contou com a presença do pároco da Paróquia de São Sebastião e São João Batista, de Ingaí, padre Adriano Tércio Melo de Oliveira, para conduzir a reflexão dos três primeiros dias da festa. Padre Rodiney Francisco Reis da Silva, da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Ibertioga, ficou responsável por mais três dias, assim como o Chanceler da Arquidiocese de Juiz de Fora, padre Éder Luiz Pereira, que conduziu os três últimos dias do novenário.

No domingo, 14, durante todo o dia, a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte esteve exposta para a veneração dos fiéis. À noite, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, presidiu a Santa Missa Solene. Após a celebração, os fiéis saíram, em procissão, com trânsito de Maria. A imagem, carregada pelos padres, percorreu as ruas do centro histórico até a Catedral, onde ocorreu a comovente cerimônia de sepultamento.

O ápice da festa se deu na segunda-feira, dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Com missa Solene, as festividades deram início logo cedo e se prolongaram até o fim da tarde com a procissão.

No meio do trajeto, uma forte chuva fez com que o ato religioso fosse interrompido. Os andores com as imagens foram direcionados para o interior da Igreja de São Francisco de Assis, onde hoje,  às 19h, haverá missa e continuidade da procissão, em direção a Catedral do Pilar. O percurso, terá participação especial do terço dos homens da paróquia.