São Vicente de Minas se prepara para festejar Padroeiro

Tem início nesta sexta-feira, 26, as festividades em honra ao padroeiro de São Vicente de Minas, São Vicente Férrer. Missas, novena preparatória e procissão marcam a programação. Este ano a festa tem como tema “Com São Vicente Férrer queremos redescobrir o valor da oração”, em sintonia com o Ano da oração em preparação para o Jubileu de 2025 proposto pelo Papa Francisco.

Segundo a tradição, São Vicente Ferrer tornou-se sacerdote na época mais difícil da história da Igreja: em 1378 quando houve o grande cisma que perdurou até 1417, dividindo os cristãos em duas obediências: a Roma e a Avignon. Pregava a unidade da Igreja e um milagre aconteceu: enquanto falava em sua língua materna, muitos que não eram do país ouviram-no em sua própria língua. São Vicente Ferrer tinha uma voz vigorosa e pregava tão bem que multidões ajuntavam-se para ouvi-lo nas praças, pois a Igreja não os comportava. São Vicente Ferrer foi chamado de “o anjo do Apocalipse” pois em suas pregações quase sempre falava dos flagelos e tribulações pelas quais haveria de passar a humanidade.

Liturgicamente, o dia dedicado ao santo é 05 de abril, mas em São Vicente de Minas a festa é celebrada em maio por causa do aniversário de criação da paróquia, datada no dia 02 de maio de 1856. Devoto do santo, Adriano Guedes aproveita o momento para colocar sua família nas intenções. Para o rapaz, São Vicente é modelo de vida e é tido como exemplo por toda família. “Sou devoto desde pequeno. Ele é um exemplo de vida e perseverança. Mesmo com falhas, sobre reconhecer os erros e procurar seguir Cristo. Ele é um grande modelo para mim e toda a minha família”, explica.

O ápice da programação será no domingo, dia 05. Veja: