“Com São Vicente Férrer, celebrando o Ano Santo da Misericórdia, fonte de alegria e paz”, este é o tema da festa em Vicente de Minas neste ano de 2016. Com início na quinta-feira, 28, os festejos contarão com missa, batizado e procissões.
Sobre o Santo
São Vicente Ferrer tornou-se sacerdote na época mais difícil da história da Igreja: em 1378 quando houve o grande cisma que perdurou até 1417, dividindo os cristãos em duas obediências: a Roma e a Avignon.
Pregava a unidade da Igreja e um milagre aconteceu: enquanto falava em sua língua materna, muitos que não eram do país ouviram-no em sua própria língua. São Vicente Ferrer tinha uma voz vigorosa e pregava tão bem que multidões ajuntavam-se para ouvi-lo nas praças, pois a Igreja não os comportava.
Fustigava os costumes, ameaçava, e chegava a ser violento em suas palavras na tentativa desesperadora de evangelizar. Dois anos antes de morrer, São Vicente Ferrer teve o consolo de ver a Igreja novamente unida: em 1417. Realmente, Deus chama os homens certos para os momentos críticos do povo e da Igreja.
Recomposta a unidade da Igreja no concílio de Constância, viajou para a França na tentativa de por fim à guerra dos Cem anos. Ainda hoje na Espanha é costume dizer ” Beba a água do Mestre Vicente!” – quando se deseja incutir o silêncio. Este fora um conselho que São Vicente Ferrer dera a uma mulher que sofria com o humor alterado com seu marido, quase sempre a brigar com ela.
E qual foi o conselho que o santo lhe deu? “Minha senhora, quando seu esposo chegar do trabalho, encha a boca de água e permaneça assim o maior número de minutos que puder. Assim não lhe será difícil não responder aos insultos dele”. São Vicente Ferrer foi chamado de “o anjo do Apocalipse” pois em suas pregações quase sempre falava dos flagelos e tribulações pelas quais haveria de passar a humanidade.
Programação
Tríduo Preparatório
19h – Santa Missa na Igreja Matriz
Dia 28 de Abril – Quinta-feira
Tema: Jesus, o rosto misericordioso do Pai
Celebrante: Pe. Alessandro Guedes (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, Miguel Pereira-RJ / Diocese de Valença)
Dia 29 de Abril – Sexta-feira
Tema: A misericórdia de Deus que perdoa e renova
Celebrante: Pe. José Douglas Baroni (Pároco da Paróquia Santa Maria, Baependi-MG e Vigário Geral da Diocese de Campanha).
Dia 30 de Abril – Sábado
Tema: Igreja – irradiadora da Misericórdia
Celebrante: Frei Marcelo dos Santos Silva, OFM.
Dia de São José Operário – 1º de maio/Domingo
8h – Missa na Matriz
10h – Missa na Matriz
11h – Batizados
18:30h – Procissão e Santa Missa na Matriz
Celebrante: Pe. Álisson André Sacramento (Reitor do Seminário Diocesano São Tiago, Propedêutico/Filosofia, São João del- Rei).
Dia do Padroeiro São Vicente Férrer – 02 de maio/Segunda-feira
6h- Alvorada Festiva
12h – Repique de Sinos e queima de fogos em homenagem ao Padroeiro São Vicente Férrer
18h – Procissão de São Vicente Férrer e Santa Missa presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Célio de Oliveira Goulart, DD. Bispo Diocesano de São João Del Rei.
Presença do Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Prados-MG e Vigário Geral da Diocese de São João Del Rei).