Segundo os documentos da Igreja católica, “a dimensão humana é um dos pilares da formação”, sendo assim, o Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, deu início na última sexta-feira, 11, um novo trabalho que visa a formação humana e afetiva dos seminaristas. A proposta é que seja realizado encontros mensais na casa do Seminário Propedêutico, orientados por padre Mauro Lúcio de Carvalho, da Arquidiocese de Mariana.
Segundo o sacerdote, a iniciativa visa fomentar a formação humana dos futuros presbíteros. “A igreja não ordena anjos, mas homens conscientes, humana e afetivamente integrados, e que desenvolvam as virtudes humanas e espirituais. O primeiro encontro, realizado no último dia 11, permitiu aos jovens olhar as famílias, como lugar do berço vocacional e da formação da personalidade. O grupo mostrou-se aberto à proposta de trabalho. Os seminaristas refletiram com maturidade o tema apresentado. Esta iniciativa da equipe de formadores é sinal de esperança para a Igreja, que anseia por pastores maduros, configurados ao Cristo Pastor e Servo”, pontuou padre Mauro.
A previsão é que o próximo encontro seja realizado no final do mês de abril, após as celebrações quaresmais e Semana Santa.




Colaboração: Jeferson Coimbra | Seminário São Tiago