Seminaristas realizam vigília e a adoração a Jesus Eucarístico

Com espírito de fé e alegria, o Seminário São Tiago celebrou a Festa de Jesus, Bom Pastor.
Ao longo de toda a noite de quarta-feira, 11, em espírito de recolhimento e de oração, houve Vigília Eucarística. O momento fez com que os seminaristas e o Reitor, Padre Javé Domingos da Silva, se revezaram na adoração a Jesus Eucarístico.

Ao amanhecer da quinta-feira, 12, a festa foi coroada com a benção do Santíssimo Sacramento e celebração da Missa, a principal Ação de Graças, pela qual louvamos a Deus pelo dom da vocação. Em meio as orações, preces ao Seminário São Tiago, ao Bispo e formadores, aos seminaristas e seus famílias, aos benfeitores e colaboradores, ex-seminaristas e vocacionados.

“Essa proposta da Vigília Eucarística durante toda a noite, encerrada com a celebração da Santa Missa, ocasião em que comemoramos o dom da vocação, permitiu que experimentássemos uma boa pausa nas atividades cotidianas para que nos lembremos e voltemos o nosso olhar para Aquele que deve ser o centro de nossa vida, o Bom Pastor, Jesus Cristo presente na Eucaristia. Além desse momento pessoal, tivemos a oportunidade de dar graças a Deus e elevar nossas preces por tantos e tantas que se fazem envolvidos nessa caminhada formativa”, explica o Seminarista, Yam Augusto.

Vale lembrar que, segundo o Documento 110 da CNBB (Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil), a espiritualidade do padre Diocesano é a do Cristo, o Bom Pastor. O Pastor “é a imagem mais frequente na Sagrada Escritura para designar aqueles a quem cabe estar a serviço do povo o presbítero segue o exemplo de Jesus Bom Pastor (Jo 10, 1-4). Por isso, é chamado a ser homem de misericórdia e compaixão, próximo a seu povo e servidor de todos, particularmente dos que sofrem grandes necessidades” (Documento 110, parágrafo 41).