Solenidade de Pentecostes

Evangelho Jo 20, 19-23

“A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio. Soprou sobre eles e disse: recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhe serão perdoados”

(Jo 20, 21-22)

Mesmo diante de várias manifestações do Senhor Ressuscitado entre os Apóstolos, ainda havia medo e resistências em seus corações. Ficaram unidos sim, mas em uma casa fechada, com receio de se exporem aos judeus em Jerusalém. Retomavam as afirmações de Jesus durante sua vida com eles, que não os deixaria sozinhos, mas ainda não tinham segurança em iniciar a obra que lhes caberia de ir por todos os lados, anunciando a pessoa de Jesus.

Após cinqüenta dias da Páscoa sentem sobre eles a experiência da vinda do Espírito Santo. Não poderiam mais ter medo. Sentem-se fortalecidos e iluminados pela ação do Espírito Santo. São capazes de sair em praça pública e anunciar a proposta deixada por Jesus. Muitos aceitam este anúncio proclamado pelos Apóstolos, são batizados e dá-se assim o início da Igreja. Nada mais seria e será capaz de neutralizar a ação salvadora do Projeto de Deus Pai, iniciado por Jesus Cristo e continuado na Igreja pela ação do Espírito Santo.

A festa de Pentecostes deve ser vivida com alegria por todos nós, que somos cristãos. Sentimos que somos conduzidos pela ação do Espírito Santo em tudo que sejam nossas atividades pastorais e evangelizadoras. Não podemos matar em nós a inspiração que nos vem do alto! Há muito que fazer nas realidades em que vivemos, mas nunca precisamos temer, porque o Espírito Santo de Deus age em nós e através de nós.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano