Tiradentes recorda Encontro de Jesus e Maria com procissão e sermão

A Semana Santa é um dos períodos litúrgicos onde se exige uma forte preparação por parte dos fiéis e das comunidades católicas. Contudo, assim como São João Del Rei, as comemorações em Tiradentes ocorrem com certa antecedência. Neste caso, a Festa Paralitúrgica celebra e remonta o encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo com Maria Santíssima durante o percurso da Via Sacra. O ato foi celebrado no último domingo, 02, no centro da cidade histórica.

Oficialmente, a solenidade tem 296 anos, pois conta-se a data de fundação da Irmandade do Bom Jesus dos Passos em 02 de outubro de 1721. Mas é certo que a imagem já exista antes dessa data, e possivelmente a procissão. Enfim, uma tradição secular, preservada até hoje.

Ao fim da tarde, a imagem do Senhor carregando a cruz deixou a Igreja Nossa Senhora das Mercês. O mesmo ocorreu com a imagem de Nossa senhora, que partiu da Igreja São João Evangelista. O tocante momento do encontro foi ocasionado na Praça Lourival de Salvo Rios. O sermão ficou a cargo do pároco da paróquia Senhor Bom Jesus, de São João da Boa Vista/SP, padre Alex Fernando Carossi.

A cerimônia teve seu término com o Sermão no Calvário, no interior da Igreja Matriz.

 

Veja o video:

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).