Vicentinos se reúnem para festejar o padroeiro

Os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo se reuniram para celebrar seu patrono na última terça-feira, 27, Dia que a Igreja Católica recorda a memória do santo. A celebração aconteceu na igreja Cristo Rei, pertencente a Paróquia Menino Jesus de Praga.

Com a realização de um tríduo preparatório, a festa contou com uma grande participação de fiéis que puderam renovar seu compromisso com as obras sociais realizadas pelas conferências vicentinas, sob a inspiração do exemplo do glorioso São Vicente.

“Muito boa a participação dos vicentinos e simpatizantes da Sociedade de São Vicente de Paulo. Muito bom a acolhida da comunidade Cristo Rei e ótima celebração do padre Odair. O santo é o inspirador dos trabalhos a serem desenvolvidos por nós vicentinos, em busca de nossa santificação e promoção do próximo necessitado”, explica Fábio Marcelino, presidente da Conferência Santa Terezinha e Coordenador do Departamento Missionário do Conselho Metropolitano de Barbacena.

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros.

Hoje, a SSVP está presente em 150 países, nos cinco continentes, e conta com mais de 800 mil membros. Os vicentinos fazem do sonho do beato Ozanam, que é abraçar o mundo em numa rede de caridade, uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana. A missão da SSVP é minimizar a miséria dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.

A base do trabalho vicentino é a interação direta e individual com aqueles que estão com necessidades, bem como as suas famílias, independentemente das suas origens ou das suas crenças. Eles trabalham na promoção integral do assistido, orientando-o no plano material, mas muito mais no plano espiritual, para levá-lo a participação no Reino de Deus.

Os membros se reúnem semanalmente em conferências para debater e sugerir maneiras de atender a essas famílias carentes, que são cadastradas após sindicância socioeconômicas. Todas as ações são fundamentadas e pautadas em um livreto, a Regra.

Há 150 anos no Brasil, o país concentra o maior número de vicentinos no planeta, com cerca de 100 mil membros, espalhados por 20 mil conferências. Semanalmente a instituição distribui mais de 800 mil quilos de alimentos, arrecadados por meio de campanhas junto aos colaboradores, além de remédios, roupas, materiais escolares e utensílios diversos. Estima-se que 200 mil famílias sejam atendidas pelo movimento. (Dados: a12.com)