Vocação é uma palavra que vem do termo em latim vocare, que significa convocar, chamar, escolher. Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Esse chamado é individual, possui características únicas para cada um. Por isso, há uma etapa fundamental na vida de cada ser humano, chamada de discernimento vocacional.
Quando se alcança a dádiva de ouvir a Deus, dizemos sim à oportunidade de dedicar nossos próprios dons a um bem maior. Essa é, sobretudo, a verdadeira realização plena, que só se alcança seguindo a uma vocação.
São infinitos os caminhos para os quais Deus convoca a cada um. Logo, são diferentes tipos de vocação. Pode ser na área da saúde, da educação, na área religiosa. Ou seja, diversas possibilidades que, acima de tudo, nos permitam evoluir e dar continuidade às obras de Deus.
Esse chamado não acontece de maneira isolada, mas sim dentro de um processo de desenvolvimento. E nessa jornada, as atitudes do dia a dia são fundamentais. Quando começamos a olhar o mundo de outra forma, buscando sempre a evolução e o desenvolvimento da espiritualidade, naturalmente o processo de descoberta de vocação acontece.
Para um despertar vocacional e encerrar a programação do Mês Vocacional, o Seminário São Tiago disponibilizou um documentário com diversos relatos que motivam e inspiram novos jovens. Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=DXLONVLV4As